sábado, maio 08, 2010

RATING EDUCACIONAL

Daniel Gros, do Centro Europeu de Estudos Políticos, fez uma afirmação tão verdadeira quanto assassina quando instado a comentar as grandes obras públicas portuguesas: "Não faz sentido no actual contexto (...). A chave é a educação (...) e se nunca se começar nunca lá se chegará" (O Expresso de 8.05).
Um pouco mais à frente, folheando o mesmo jornal (última página) ficamos a saber que, numa prova do agora denominado 6º ano (para mim 2º ano do ciclo preparatório) os alunos foram instados a responder à dificílima pergunta de a quanto ascendia a soma de 5+2 ou ainda a quanto correspondia 1/4 de 8!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
É a Sociedade Portuguesa de Matemática que diz que metade das perguntas dessa mesma prova podia ser respondida por qualquer criança do 1º ciclo (escola primária)!!?
Isto, que não abre telejornais, que não dá discursos inflamados nem votos, é um verdadeiro atirar para o abismo. É a promoção da mediocridade e da falta de competência. Isto, que mais dia menos dia será do conhecimento internacional, é um verdadeiro enxovalho que nos cobre de vergonha e ridículo. Este é o verdadeiro rating que devia estar a ser medido e atirado à cara dos sucessivos ministros de educação, grandes responsáveis pela incompetência que hoje reina na sociedade portuguesa. E que, a ser verdadeiramente aferido, nos colocaria no limiar do terceiro mundismo.

1 comentário:

francisco disse...

o exame do futuro:

escreva o seu nome, se não souber, escreva o nome de alguém que conheça