domingo, novembro 28, 2010

TECNOCRATA DA JUSTIÇA

Da entrevista que o ex-Secretário de Estado da Justiça, João Correia, deu ao jornal I, destaco esta frase: "não é imputável a nenhum agente processual a situação actual da Justiça. Não me peçam que diga que a responsabilidade está nos juízes, nos advogados, nas garantias, no Ministério Público... Não é verdade. Aquilo que é imputável à Justiça é a organização dela própria, no seu todo".
Afirmações como esta fazem-nos perceber o que realmente está mal na justiça: este caldo de cultura desresponsabilizadora, a total ausência de assumpção de culpas, invariavelmente diluídas em frases tão extensas quanto vazias, que distribuem slogans gratuítos e invariavelmente inconsequentes que permitem que os governantes passem mas a m…. de política seja sempre a mesma. Alguém acreditará que os agentes da justiça são assim virgens e impolutos, absolutamente alheios ao que de mal lá se passa?
Só isso já seria suficiente para justificar a minha felicidade pela saída deste tecnocrata judicial da secretaria de estado.
E talvez ajude os menos identificados com os andamentos da justiça a sintonizarem-se com as críticas ferozes que Marinho Pinto, homem frontal e pouco dado à vacuidade oral, teceu ao trabalho do ora demitido.

Sem comentários: