terça-feira, novembro 30, 2010

A FUNCIONÁRIA

EU – Bom dia. Fala Nuno Magalhães e por causa do Proc. x. Enviaram-me as guias de pagamento de custas para o meu antigo escritório e não tenho acesso elas. Pedia para as enviarem outra vez…
FUNCIONÁRIA – (com voz autoritária) Isso não é possível Sr. Dr.
EU – Não tem que ser por correio. Pode ser por e mail ou fax…
FUNCIONÁRIA –(interrompendo-me) E mail não tenho. E o fax fica no r/c e eu estou no 2º andar.
EU – Pois mas assim o meu Cliente não consegue pagar as guias…
FUNCIONÁRIA – (novamente interrompendo-me) Isso não é um problema nosso
EU – É verdade. Mas talvez já o seja o facto de ter endereçado a carta para uma morada antiga, que eu já comunicara estar desactivada. Ora faça o favor de ver no processo.
FUNCIONÁRIA – …
EU – Como talvez o seja o facto de, se vir, a carta que me enviou ter um endereço parcialmente errado. Daí a devolução
FUNCIONÁRIA – …
EU – Talvez por isso, para não me obrigar a tomar uma posição escrita no processo, fosse de bom senso descer ao r/c e enviar-me as guias por fax. Não custa nada. É só descer dois lanços de escada. Caso contrário vou ter que escrever a expor o sucedido ao Senhor Juiz.
FUNCIONÁRIA – (prolongado silêncio e, com voz apagada). Eu vou agora para um julgamento. Agora não posso. Mas logo à tarde vou tentar enviar por fax

Nota: Refira-se que esta fora a funcionária que errara no endereço da carta devolvida.
Felizmente esta senhora é uma excepção, cada vez mais rara, porém não virgem, nas minhas deambulações pelas repartições públicas. Só é lamentável poder continuar a ser funcionária de secretária. Acho que escreveria melhor com uma esfregona e uns calos nas mãos.
P.S. O fax chegou 1/2h depois do telefonema. O julgamento da senhora funcionária deve ter sido curtinho...

Sem comentários: