sábado, julho 24, 2010

O FIM

Este é o princípio do fim de Portugal.
E só a mediocridade dos que nos governam (e a apreciação é desprovida de coloração) e a letargia acrítica em que nos encontamos não nos deixa ver isso. E fazer alguma coisa para a inverter.

quinta-feira, julho 22, 2010

ZON

A Zon enviou-me ontem uma carta dando-me conta das novas funcionalidades da powerbox para os jogos do Mundial.
Este é o espelho das grandes empresas. Sobretudo as portuguesas.

terça-feira, julho 20, 2010

AS VÍTÓRIAS DE MORGADO

Mais uma vitória da inquisidora Morgado.
Vai ser assim com todos os grandes processos em que a srª pegou, como foi assim com todos no passado.
só pergunto o que seria de um advogado que aparecesse constantemente, nos meios de comunicação, a defender teses acusatórias que, no final, se revelassem todas improcedentes? Teria clientes? E meios de subsistência? E cara para continuar a aparecer?

sexta-feira, julho 16, 2010

É SÓ FUMAÇA

Entre hoje e 1 de Setembro só há Tribunais a trabalhar para processos urgentes.
O que não quer dizer que estejamos de férias, como demagogicamente o disse o ex-ministro Alberto Costa (arrrghhhhh!!!) quando lançou a medida de reduzir a paragem apenas ao mês de Agosto. Eu, por exemplo, tive um dia longo (muuiiiito longo) de trabalho. É apenas um tempo de fazer trabalhos diferentes, nem por isso menos importantes ou fundamentais.
Pergunto onde está agora o ex-governante, para fazer o balanço na praça pública (como fez no lançamento) de uma das mais estúpidas e infundadas medidas que foram tomadas na anterior legislatura? Onde estão as estatísticas do aumento da produtividade, da diminuição da pendência e demais parvoices que anunciou?
Esta gente é só fumaça. Só vão mudando as moscas.

PORTAS E OS COLINHOS

Já desconfiava que o Portas gostava de colinhos.
Mas pedir logo dois ao mesmo tempo é destempero.
Não seja assim tão guloso menino. Um de cada vez...

quinta-feira, julho 15, 2010

ELES COMEM...

Gostava de dedicar esta música ao Mira Amaral, ao Jardim Gonçalves, ao Paulo Teixeira Pinto e a toda a demais ex-administração do BCP, ao Berardo, à família Espírito Santo, ao Américo Amorim, a essa cambada de novos "emprésários!!!" como as gentes do grupo Lena, da Martifer, da J.P. Sá Couto e outros encostados, ao Jorge Coelho e o seu grupo Mota Engil, ao Manuel Fino,aos Penedos e ao Vara, a TODOS os governadores civis, a 60% dos deputados à AR, e a todos os que têm os seus interesses a marinar na gamela do estado, acocorados debaixo de contratos, pensões e ajudas de custo.
A todos eles o meu desejo de infortúnio.

quarta-feira, julho 14, 2010

TALIBANISMO

Há umas semanas ficamos a saber de um chumbo de uma barragem (creio que no Douro) por causa de uns mexilhões que procriam por ali.
Nós, um país com um défice cancerigeno na energia, recusámos produzi-la em prol dos mexilhões.
Alguns extremistas da ecologia fizeram um alarido de regozijo. Mas não ajudam a pagar a factura.
Foram agora chumbadas as três estruturas cobertas (por sinal bonitas) colocadas da Praça Parada de Leitão (em frente ao Piolho, no Porto) porque um tal de IGESPAR acha a coisa desadequada.
E a solução não é peca: deita-se abaixo aquilo que os proprietários construiram e pagaram com licenciamento camarário e que permitiu a uma zona morta da cidade ganhar nova vida.
Esta gente que decide sempre sem ser em função das contas, que não presta as ditas cujas nas suas decisões (ecologistas, conservadores do património, entre outros) são verdadeiros talibãs da economia. Estribados na pureza dos seus principios (serão?) dão verdadeiros pontapés no bom senso. E no fim, sem pudor, ainda enaltecem os seus feitos.

terça-feira, julho 13, 2010

A ARTE DE SABER LER

Vivemos tempos de iliteracia profunda. Sobretudo mental.
A Moodys corta o rating da dívida pública portuguesa.
O ministro Teixeira dos Santos descobre que eles nos dão "um sinal de confiança".

INDEPENDÊNCIA DA MADEIRA

Por uma vez na vida eu tenho que estar de acordo com João Jardim: independência da Madeira. Já. As contas públicas agradecem.

CARMA

Há cerca de sete anos, quando o novo processo executivo foi lançado, António Marinho e Pinto (e muitos outros advogados) atiraram-se ao Ministro António Costa, chamando-o irresponsável com a pseudo-reforma que estava a fazer.
Os modernaços criticaram a classe, chamando-a antiquada e resistente à mudança.
Agora o resultado está há vista. Oito mil processos aos agentes de execução e uma nova reoforma do processo de execução, voltando-o a colocar de onde nunca devia ter saído: os Tribunais.
Com isto perderam-se mais quatro anos.
É este o nosso carma.

É PARVO O MINISTRO

54.000 jovens licenciados estão sem emprego.
Sendo sabido que destes a esmagadora maioria provêm das humanidades e que, aqui, uma grande fatia são do direito, não se compreende, realmente, que o ensino público tenha aberto ainda mais vagas a concurso do que no ano anterior.
As justificações do ministro Gago (um dos poucos que ainda se salvavam) não se compreendem quando diz que o Direito dá acesso a muitas profissões e, por isso, e mais uma vez, andou bem Marinho Pinto quando disse que o Ministro deve ser autista. Ou parvo, digo eu.

domingo, julho 11, 2010

ESTRUTURA E CONJUNTURA

Os 348 clientes da Marsans que ficaram em terra e sem o dinheiro que deram pelas viagens foram reclamar os seus créditos junto dos €. 25.000 que existiam de caução (nos termos da Lei) prestada pela agência espanhola.
Está bom de ver que a lei pecava por tão gritante defeito que a primeira questão que levanto é como foi possível existir um diploma tão depropositado (como foi possível que a caução não fosse prestada em função do volume de negócios como manda a Lei?)
Agora, e como é costume, o governo vai legislar, a correr e, provavelmente, pagando bons honorários a mais uma grande sociedade de advogados lisboeta (em vez de criar é mecanismos para aplicar a Lei que já existe).
A reboque, como sempre, o diploma vai ser apressado, feito mais com o propósito de mostrar serviço do que resolver problemas. Vai, como é hábito nos últimos anos, ser corrigido uma ou duas vezes depois de ser publicado (as leis são feitas sem debate público) e, provavelmente, encerrar uma ou outra insconstitucionalidade que o tribunal respectivo se encarregará de decretar daqui a três ou quatro anos.
Este é o Estado de Direito que temos.
Podem achar que é um pormenor.
Não é. É a raiz profunda da nossa desgraça.
Não fazemos nada estrutural. É tudo conjuntural.

sábado, julho 10, 2010

DESACORDO

Este blog é escrito ao "desabrigo" do novo atropelo, perdão, acordo ortográfico
E assim se manterá.

sexta-feira, julho 09, 2010

ONCE

O que é que podemos dizer quando um notavel pedaço de música se junta a um memorável filme.
Simplesmente ficar calado e ouvir, vendo.


sábado, julho 03, 2010

PORTUGAL

Todo o inútil tem a sua utilidade. E por uma vez estou de acordo com Sócrates.
O chumbo, veto, whatever, ao assalto da Telefónica à Vivo é um sinal muito positivo.
Não a esta selvajaria mercantil de que tudo tem um preço. Até a honra. Até um país, que se vende às postas.
E estou-me pouco borrifando para os mercados, os ratings e essa treta toda, que é mais artificialidade jornalistica do que verdadeira razão de ciência. Basta ver o resultado das previsões desta gente para percebermos a credibilidade que nos merecem.
A PT é fundamental para Portugal e o Estado tem o dever de a defender com unhas e dentes. De resto como Espanha, Itália e França fizeram recentemente perante situações idênticas.
E, de uma vez por todas: fuck the Europe. And the Comission. And the European Court.

O SEM VERGONHA VARA

Vara renunciou ao cargo de administrador do BCP mas leva as remunerações que teria se estivesse a exercer o cargo.
É assim mais ou menos como fecharmos a loja, irmos para a praia mas exigirmos na caixa o apuro do fim do dia.
Esta foi a primeira vez que vi uma renúncia motivar uma indemnização.
Então se sai pelo pé dele, por livre vontade, por que razão há-de a instituição (de) que (se) serve pagar-lhe o que quer que seja?
Mais. Devia era devolver o que recebeu nos últimos meses para nada fazer.
Eu, que não acredito na justiça (nem terrena nem divina) só posso lamentar não poder dizer "cá se fazem...".
Este país é definitivamente dos mediocres (para ser brandinho).

NEM MAIS NEM MENOS

Ronaldo, que alguém tragicamente despistado içou a capitão, tornou-se num estorvo para a selecção nacional. O seu ego ilimitado nunca se disporá ao serviço de um colectivo que julga indigno de si e dos seus patrocínios - Ronaldo serve-se desdenhosamente da selecção e nunca permitirá que esta prospere para além de si mesmo.

É PARA O TÍTULO

Arrancou a época no Dragão.
Tenho uma enorme fé no Villas-Boas. Mais que não seja por não ter teias de aranha como o professor.
E entrou em grande, limpando parte do lixo futebolistico com que alguns irresponsáveis andaram a encher o balneário: Prediguer, Valeri, Pelé já eram. Ainda falta o Mariano. E Farias está quase (este será um pouco menos tóxico mas não passa de um jogador sem nível para o FC Porto).
Entrou já um valor garantido da formação, Ukra. Falta o Castro e o Rabiola.
Estamos no bom caminho.