BLOW UP YOUR SATURDAY
sexta-feira, outubro 30, 2009
quinta-feira, outubro 29, 2009
OS NOVOS CORRUPTOS
Nós facilmente percebemos que os muitos Varas que povoam as empresas públicas - ou privadas mas com fortíssimas ligações ao Estado (como a banca ou as construtoras, por ex.) - não chegaram onde chegaram vindos de onde vinham por razões de mérito ou bons serviços.
É hoje óbvio que uma malha de gente do "centrão" (veja-se, também, a título de mero exemplo, Dias Loureiro) se rebola no dinheiro público como um porco no chiqueiro. E que uns e outros se protegem mutuamente, num carrossel de ora agora vai tu ora agora vou eu, como dizia Jerónimo de Sousa na campanha das legislativas.
É apenas lamentável que tenhamos que ter chegado a um tal estado de degradação da vida pública, onde a corrupção à tona mais nos faz parecer estar no sul de Itália, para que os dois citados tenham sido constituídos arguidos. E os outros? E, já agora, será que algum destes vai algum dia ser condenado? Ou vamos ter outra Partex a apodrecer nos tribunais? Cheira-me bem que sim.
terça-feira, outubro 27, 2009
CAÇA DE... SOQUEIRA
É óbvio que não se pode cair na tentação "saramaguiana" de desatar a bater na igreja e na bíblia só porque um padre se entretinha, no intervalo dos sermões, a traficar armas de calibre pesado. Já podemos e devemos "malhar" na igreja que, perante as evidências, lança o bispo de Vila Real, Joaquim Gonçalves, a contemporizar, afirmando que não se está perante um "arsenal" e que admite a "hipótese" de as armas estarem ligadas "ao vício da caça entre o clero". "Admito que, embora sendo ilegal, ajudasse a fornecer os que caçam. É ilegal, não é bonito, mas, nesse contexto, é humanamente compreensível".
Que o senhor Bispo seja parvo, é lamentável mas isso é com a igreja que o nomeia e os incautos fieis que o ouvem. Mas que queira fazer de nós parvos, pretendendo que pistolas e soqueiras se devem ao vício da caça, é um bom pretexto para o mandarmos às malvas. Para não lhe chamarmos hipócrita, como Saramago.
sexta-feira, outubro 23, 2009
MUSICA COM CONVIDADOS
quarta-feira, outubro 21, 2009
AUMENTOS NA FUNÇÃO PÚBLICA
Esta gente vive ao lado da depressão profunda em que o país mergulhou e de onde NÃO SAIRÁ TÃO CEDO (se é que algum dia sairá).
Exigir aumentos de 4% quando praticamente ninguém será aumentado, quando o desemprego cresce para números quase catastróficos, quando há fome, quando o défice público promete a nossa bancarota é de uma irresponsabilidade absoluta.
O nosso mal é genético. Está-nos nas entranhas. Não temos consciência de povo nem de país.
terça-feira, outubro 20, 2009
PM A QUALQUER PREÇO
Se o PM nos aparecer agora à porta de S. Bento de mini-saia, collants rotos, botas brilhantes de cano até às coxinhas e a mascar uma "chicla" já não estranharemos. Afinal ele está uma verdadeira mulher de ataque. Senão o que podemos chamar à proposta de altar que fez, com a mesma cara de pau, da extrema esquerda à extrema direita ? Ou será que o altar da estabilidade justifica troca de alianças a qualquer preço?
A EUROPA DAS UNIÕES
Esta afirmação de Barroso diz muito do que estes Eurocratas pensam da democracia: é uma coisa bonita porém convém não dar muita confiança a esses pacóvios que não pensam como nós. A decisão está tomada e nem que seja à lei da bala ele vai entrar em vigor. Nem que para isso fosse preciso perguntar 20 vezes aos Irlandeses, aos Polacos ou aos Checos se queriam o novo corpo normativo. Aqui, na Europa, a casa constrói-se pelo telhado. As paredes são meros adereços.
Eu sei que eles não percebem isto, mas é por causa de coisas destas que a europa unionista é um nado morto. Simplesmente é artificial. Em excesso.
PASTA DA JUSTIÇA
A boa notícia: Alberto Costa não vai continuar a ser Ministro da Justiça.
A péssima notícia: José Miguel Júdice poderá vir a ocupar a pasta.
segunda-feira, outubro 19, 2009
JOVENS PORTISTAS
Jesualdo Ferreira lançou o mais jovem jogador a vestir oficialmente a camisola do FC Porto. Foi no sábado, frente ao Setanense. Dá pelo nome de Sérgio Oliveira e jogou muito bem
Boas notícias para o FC Porto?
Não, más.
Sempre que Jesualdo faz destas graças queima mais um nome, mais uma promessa.
Há cinco anos também fez o mesmo com Bruno Gama, no Braga. Quando veio para o Porto quis mesmo a sua contratação. Sabem onde anda? No Rio Ave. E já nem sequer é jogador do Porto.
Querem mais nomes? Já os deixei aqui. É por estas que este prof. não me convence.
FOLCLORE JUDICIAL
Quando o Governo de SÓcrates, sob a capa de moralizar o sistema, mudou as férias judicias, ficou a aparência de estar a pôr os juizes na ordem.
Nada mais errado.
Os magistrados continuam a gozar férias quando muito bem lhes apetece, só agendam serviço judicial quando querem (é ver quantas diligências são marcadas no antigo período das férias, entre 15 de Julho e 15 de Setembro) e são donos e senhores do seu poder cristalizado.
Moralizar o sistema era pôr cobro a isto e aos subsídios de renda dos magistrados colocados fora da comarca. Que eu saiba um professor, médico ou enfermeiro do sector público deslocado da sua área de residência não benefícia de qualquer subsídio. Por que raio hão-de os juizes beneficiar?
Mexer nisto, isso sim, denotaria coragem e vontade reformista. O resto é mero folclore.
domingo, outubro 18, 2009
CONTRASTES
O mesmo país que subscreve acordos ortográficos verdadeiramente assassinos para a sua matriz linguistica é o mesmo país que proibe o registo do nome Diego em razão de se tratar de algo "perturbador" para a lingua, diz o Tribunal.
sexta-feira, outubro 16, 2009
JUNTA
Há-de haver uma alma caridosa que tenha a bondade de me explicar qual a utilidade das juntas de freguesia e dos seus presidentes fora dos centros rurais. Salvo, claro está, alimentar uma ougada clientela política que sempre arranha uns tostões com o cargo e vai ganhando lanço para outras alturas...
AS FARINHAS SÃO IGUAIS
O Governo e a Mota Engil de Jorge Coelho assinaram, há três meses, um acordo secreto sobre a exploração das SCUT. Claramente benéfico para a empresa do ex-ministro
Teoricamente só as partes interessadas conheciam o acordo.
Porém as acções da Mota Engil subiram neste período 43%.
Comparando com as congéneres da construção, é uma subida anormal. A Soares da Costa cresceu 12% e a Teixeira Duarte 20%.
Inside information? Claro que sim.
Neste mundo Dias Loureiro não está sózinho.
Não tenho grande dúvidas que é pura acção criminosa que assistimos.
Pode ser que daqui a 10 ou 15 anos, quando o PSD chegar ao Governo, Jorge Coelho venha a provar do mesmo remédio que Loureiro agora toma. Deus (ou o Diabo) queiram que sim.
AS CÂNCIOS
Fernanda Câncio, namorada do PM e também jornalista do DN, descobriu hoje, na sua coluna de opinião, que o caso da escutas a Belém é o Watergate nacional!!!
Numa das conjecturas mais rebuscadas e inverosímeis de que há memória descobre que... é Cavaco quem mente.
Surreal.
Dizem que o amor cega.
Mas, como o PR, eu não sou ingénuo.
Amor? Interesses. O DN transforma-se, a pouco a pouco, no Avante do governo Sócrates. Ao leme tem um escroque do jornalismo (João Marcelino, para quem não se lembra o responsável pela publicação na 1ª página, há uns anos, de uma conversa pessoal de António Oliveira, então treinador do FC Porto) e, agora, uma namorada que, em tempos, até foi boa jornalista.
quinta-feira, outubro 15, 2009
IDENTIDADE SOCIAL DEMOCRÁTICA
O PSD vive em permanente auto-flagelação desde a morte de Sá Carneiro.
Nunca mais conseguiu ter um líder que lhe confira identidade.
Cavaco serviu-se do partido (nunca foi um PSD de raiz) e deixou-o num caco.
Daí para cá é o que se sabe. Uma cambada de oportunistas (como Durão ou Marcelo) de gente sem carisma (como Marques Mendes ou Nogueira) ou, pior, de inimputáveis (como Menezes ou Santana) tomaram-no de assalto para, a cada round, deixarem o partido com menor identidade e mais esfrangalhado.
Espanto-me que entre tanta nobreza política (fala-se de barões e baronesas) não exista uma alma iluminada que perceba que não é pedindo a cabeça do líder em cada microfone, fazendo congressos e falando como quem espirra que se confere credibilidade e rumo a um partido.
Pior, que os candidatos a líderes não consigam ver que morrerão pela mesma receita com que matam os antecessores: nas cãmaras de TV.
Pedro Passos Coelho é o mais recente exemplo. Do grupo dos oportunistas, parece uma talhante nas costas de MFL. Até pode vir a ser líder. Mas vai morrer mais depressa que a antecessora num espectáculo tão triste e degradante como foram os casos de Santana e Menezes.
quarta-feira, outubro 14, 2009
SEM RONALDO
Aposto que sem Ronaldo Portugal jogará logo mais descomplexado e, por isso, melhor.
Será assim mais ou menos como o menino quando, pela primeira vez, não tem o pápá a olhar para as suas habilidades; só, por sua conta, mostra aquilo que verdadeiramente vale.
Aliás acho mesmo que o pior que tem sucedido a esta selecção, responsável em parte pela péssima campanha de apuramento para o Mundial, foi a execessiva dependência de Ronaldo, com toda a equipa a jogar para ele (leia-se a passar-lhe a bola) e à espera que ele resolva tudo sózinho no ataque.
Os grandes craques não cabem nestes modelos de selecções. Basta ver o que sucede, também, com Messi, ou Káká quando jogam pelos seus países.
domingo, outubro 11, 2009
AUTÁRQUICAS 09 - VIII
O resultado de redonda derrota do Bloco deixa-me uma dúvida: valerá ele algo mais do que vale Francisco Louçã?
AUTÁRQUICAS 09 - VI
Valentim Loureiro. Uma das reeleições que me fazem duvidar dos méritos da democracia.
AUTÁRQUICAS 09 - V
Este comportamento de Santana Lopes, de entra e sai da sede de campanha, feito barata tonta, a proferir declarações sem nexo, é muito clarificador daquilo que é o homem. Não tem ponta que se lhe pegue.
AUTÁRQUICAS 09 - IV
O povo, que genericamente é muito estúpido (só assim reelege presidentes, alguns há 30 anos) tem por vezes lampejos de razão. Que o diga Avelino Ferreira Torres e Fátima Felgueiras, que levaram um biqueiro nos fundilhos e, assim queira a justiça, hão-de apodrecer os ossos numa choça.
AUTÁRQUICAS 09 - III
Com a vitória do PSD duas conclusões claras: José Sócrates vale mais que o PS. Manuela Ferreira Leite vale menos que o PSD.
AUTÁRQUICAS 09 - II
Elisa Ferreira regressa à gamela de Bruxelas. Desejo-lhe boa estadia no chiqueiro.
AUTÁRQUICAS 09 - I
Vai ser a noite da reelição de condenados.
Penso que CNE devia começar a funcionar em Custóias ou Tires.
Penso que CNE devia começar a funcionar em Custóias ou Tires.
sexta-feira, outubro 09, 2009
MY MUSIC OBSESSION
A new way of posting
With mono music by Pat Metheny. The one. The best for me.
Simply enjoy listening. And feel happy
With mono music by Pat Metheny. The one. The best for me.
Simply enjoy listening. And feel happy
quinta-feira, outubro 08, 2009
SÁ
Nunca julguei um dia pensá-lo, muito menos escrevê-lo.
Ouvindo Elisa Ferreira asnear de cada vez que abre a boca rezo apenas pela vitória de Rio. Mas sem maioria, se faz favor.
O NOME
Demorou 615 dias mas valeu a pena. Ouvir o Guga, de boa redonda, pronunciar inteirinho o nome do pai, não se explica.
sexta-feira, outubro 02, 2009
IRLANDA
A Europa volta a ficar nas mãos dos irlandeses.
Como em Agosto de 2008, resta "rezar" pelo não de hoje ao tratado de Lisboa, esse atentado à soberania, ao bom senso e à história.
Mas eles, os eurocratas, vão perguntar e perguntar até que, nem que seja pela exaustão, o último reduto da sanidade europeia responda sim. É a democracia no seu melhor.
ÁGUIA ABATIDA
Foi só aparecer a primeira equipa que não tem como característica essencial tropeçar na bola e as águias cairam em voo picado.
Afinal a super-equipa é uma coisa banal. Só que tinha tido sorte, até ao momento, com os calendários.
Subscrever:
Mensagens (Atom)