terça-feira, agosto 18, 2009

PT

O Sr. Xavier foi, durante 30 anos, um técnico de instalação de linhas telefónicas da PT.
Aos 50 anos a multinacional entendeu que ele era excedentário e negocicou com ele uma pré-reforma (que na prática significa enviá-lo para casa com a PT a suportar os custos da sua inactividade). Ou seja, 15 anos a pagar-lhe para ele não fazer nada.
Hoje, com 62 anos, o Sr, Xavier trabalha por conta própria, tem um empregado e continua a instalar telefones. Os telefones da PT.
Explicando.
Se quero uma linha solicito o serviço à PT.
Esta, que despachou grande parte do pessoal, não tem mão-de-obra disponível e, aqui onde estou, sub-contrata o serviço à Viatel.
Mas a Viatel também não tem gente para isso e por isso contrata o Sr. Xavier.
Ou seja, onde outrora existia uma cadeia de dois (PT-Sr. Xavier) hoje existem três entidades (Viatel no meio). Perdeu-se eficiência (ainda agora fui vítima disso mesmo) e aumentaram-se os custos de produção.
É por isso que, no espaço comunitário, pertencemos ao pódio dos países que têm as comunicações mais caras.
Claro que, no meio dos despedimentos, das transformações societárias, houve umas quantas sociedades de advogados a ganhar rios de dinheiro com as negociações dos despedimento e das pré-reformas, uns gestores sem cara, que um dia estão aqui e outro acolá, a encherem páginas de power points a justificarem o injustificável e os currícula de euros. Curioso seria, talvez, investigar as participações sociais existentes entre as sub-contratatadas. Com azar apanhava-se nos seus corpos sociais de agora alguns nomes outrora incertos nos corpos da PT...
P.S. Há dias ouvi um números que me chocou. Dizia-me um amigo conhecedor da coisa que o BCP paga hoje a mais gente inactiva do que pessoas activas. Este é o caminho das "grandes empresas". O caminho do inferno.

1 comentário:

Unknown disse...

Boa noite,divido a mha vida entre uma pequena cidade em portugal e uma grande capital europeia,que infelizmente e um dos paises mais afectados por a tao falada crise. Pais onde se preve para este ano e proximo A MAIOR taxa de desemprego.A grande diferenca e que a capacidade nao so dos governantes como da populacao em geral de dar a volta a situacao e brutal,xavieres devem existir mts por la,mas provavelmente nao tao passivos como o nosso sr.Xavier. acredito piamente que os governantes que temos sao mtas das vezes o espelho de nos proprios, enquanto formos passivos,nao tivermos coragem de mudar(em td na vida)vamos continuar a fingir que somos felizes.SER FELIZ E PODER ESCOLHER,E PODER DIZER NAO...