terça-feira, agosto 11, 2009

A GRIPE, A MINISTRA E O PROCURADOR

Dificilmente um qualquer outro ministro geriria uma situação como a da gripe A melhor do que Ana Jorge.
Tão ponderada quanto directa, contrasta com os desbocados ministros seus pares que, quando colocados perante cenários de crise, mais pareciam um elefante que a formiginha trabalhadora que se precisa.
Porém Ana Jorge ontem esqueceu-se que a sociedade da comunicação mata pelos mesmos meios que promove. E que tudo o que diz é passado a pente fino. Denunciou, sem indicar as culpadas, mães criminosas a dissiminar a doença (que é um crime punido pela Lei nacional).
Ora uma ministra não pode dizer que sabe da existência de um criminoso sem o indicar e entregar à justiça. Isto a menos que desonheça as suas identidades ou, pior, falasse sem ter a certeza da verdade dos factos enunciados.
O lapsus lingue, porém, até podia ter passado incólume na silly season, em que também os paineleiros estão a banhos e pouco ou nada há a comentar.
Mas aqui entrou o bobo da corte, esse ente pegajoso, de que ninguém gosta, mas a que temos que estar atentos, até porque são elevadas as suas ambições políticas.
Sem perder mais uma oportunidade de se pôr em bicos de pés (um problema de dimensão geográfica?) Pinto Monteiro apontou logo a fusca e prometeu investigar.
Está a cumprir o seu papel, dirão os mais benevolentes.
Está a criar um caso para, mais uma vez, se tornar no protagonista do mesmo, digo eu.
Melhor andaria se pussesse em dia a inúmeras investigações que tem entre mãos e que, como ainda ontem se viu, prescrevem a um ritmo nunca visto na não justiça do seu MP.
Mas o roubo do ouro no Minho ou polícia assassinado na Amadora não garantem o mesmo protagonismo que o de colocar em cheque uma Ministra (por sinal das melhores que a saúde já teve)

1 comentário:

matrioska disse...

Pois,a teoria por vezes na pratica torna se ambigua.Ontem deparei me com uma situacao de dualidade que confesso nao entendo estava eu numa urgencia de hospital, (confesso com tratamento previligiado,estava na sala dos medicos)e entram dois irmaos gemeos que foram imediatamente isolados por suspeitas de gripe A,os medicos depois muito opinarem decidem ligar para a saude 24,a chamada e transferida para saude publica,e depois dos medicos muito penarem,chega o veredito...apenas um e mandado para o curry cabral,o outro foi para casa,e porque??? porque o primeiro tinha mais febre...os medicos estavam atonitos.Explicacao...estao com excesso de doentes.Apesar de ser tolerante nao entendo como se manda alguem para casa com suspeita de gripe A,como e que se gasta dinheiro visto o doente ser transportado por o inem e para mim mais grave...como se perde tempo... ainda estou a tempo de mudar a minha triste conviccao politica.bj