quarta-feira, junho 20, 2007

TRATADO EUROPEU

É muito estranha a forma como o futuro Tratado da União está a ser preparado. Quase não ouvimos falar dele e, do pouco que se ouve, é dado como facto consumado e uma vitóra antecipada da presidência portuguesa.
É no mínimo duvidoso este exercício de democracia esclarecida, que tem por pai Barroso, a chacenler alemã Merkel, aparentemente Sarkozy e o filho pródigo Sócrates.
Tendo a revisão do tratado, que tentou instituir a Constituição Europeia, constituído o maior falhanço institucional na Europa desde a criação do Tratado de Roma, o chumbo redondo que sofreu em dois referendos (e os outros que se evitaram com a providencial suspensão da consulta popular, como foi o caso de Portugal) acho que a definição e discussão pública mereceria muito mais clareza, que devia começar na publicidade e acabar na dita consulta popular.
Só que esta nova maneira moderna de fazer política tem destas coisas: a consulta só se faz se o povo for decidir como os politicos querem. Se não for assim vale mais "decidir por questões técnicas" e aí, o pagode não precisa de ser ouvido. É que não sabe do que está a falar. Preocupante.

Sem comentários: