quarta-feira, junho 20, 2007

EUTANÁSIA II

39% dos médicos oncologistas defendem a eutanásia e 24% respondeu mesmo, quando perguntado, que a praticaria.
Sendo eu, como já por várias vezes escrevi, um incondicional apoiante da morte assistida em doentes terminais e por expressa vontade destes, só pude ver com bons olhos o resultado do inquérito.
Muito ao invés das conclusões, precipitadas, dessa comissão de ética, que logo levantou a voz para rematar que as respostas só se devem à falta de qualidade dos cuidados médicos prestados aos doentes terminais, estou convicto que as posições dos médicos se ficam esmagadoramente a dever a um factor: a humanização da medicina.
Num tempo em que, sem sabermos bem como e muitas vezes sem dar por ela no habituamos a alimentar a vida de modo artificial, em que numa atitude puramente egoísta investimos em vidas que já não o são (vamos definitivamente ficar na história como a idade da química), a diluição do conceito de dignidade da vida é preocupante. Acho que quem está mais perto da realidade mais depressa chega a estas conclusões. É nesse sentido que vejo e interpreto esta posição dos médicos oncologistas.

Sem comentários: