sexta-feira, abril 07, 2006

Verde e Vermelho

Durante o estado novo floresceram em Portugal duas instituições que se tornaram assim numas espécies de abonos sociais da nação.
Uma, mais destinada a anestesiar Belarminos, Alcinos e Tó-Zés. Não se lhe pode chamar ópio do povo porque a substância em si é cara (e nobre) para classificar o produto final. Chamemos-lhe antes a “pinga” do povo, pois é mais o tinto carrascão e aldrabado que os seus adeptos preferem.
A outra claramente vocacionada para os Tomás, os Bernardos e os Afonsos, também não será ópio. É mais “Cutty Sark on the rocks”, com algumas derivações para a pastilha.
Separados por uma rua, o movimento da mesma ilustra bem a distância que as separa.
É a mesma que divide o povo da burguesia, os betos da ralé, o roto do armani.
Uns é mais faduncho, bairro alto e alfama, meretrizes de cabaré. Labutam no óleo e nas pedreiras, animam-se com uma boa sessãozinha de porrada saloia e elegem para o poder na instituição qualquer labrego que lhe prometa títulos.
Outros é mais “project finance”, gravatas berrantes e lenços com folhos. Muito snobs, só tomam (não bebem, tomam) “drinks” amarelos no elefante branco. Isto é, comem do mesmo mas mais limpinho. Não elegem para o poder os mesmos labregos. Mas elegem idênticos vendedores de banha (cobra ou outra).
Floresceram com um intuito: alternarem (não, não nesse contexto) no poder, ora ganhando um, ora ganhando outro, género: um dia ri o roto, no outro o seu patrão.
Foi esta a lógica.
Até que os malditos nortenhos se meteram no caminho...e fizeram da lógica uma batata. Podre.

5 comentários:

Anónimo disse...

Que "rica" prosa...mas tão triste!
É notório o sentimento de inferioridade.Que pena...
Apetece-me chorar.

Anónimo disse...

ehehehehehehe o glorioso começa a fazer sentir-se logo estes pseudo intelectuais ranhosos e invejosos soltam o seu fel.

Pois é foi arrumado o Benfica, alguma vez tinha de ser, não teve a sorte de apanhar equipas de 2ª linha até á final. Depois de Manchester e dos actuais campeões europeus, lá calhou o Barça, resta a consolação de ter sido perante a melhor equipa da europa.

Faço ideia do regabofe que seria por aki se tivesse sido arrumado pelo Artmédia.

Bem haja, pró ano há mais.

Anónimo disse...

Parece que quem foi "arrumada" pela máfia jagunça, foi uma tal Carolina, ex-concubina de um tal "cara de anjo", presidente do FCP. Do tal clube da "democracia" bem jeitosa e honesta que temos em matéria de futebol com "vapores do Douro" e governado por "homens de honra" à boa maneira italiana.
É este o estado de sítio e a verdadeira face do clube regional, ranhoso e hipócrita. Esperemos pelo "Apito Azulado".
Deus é grande e o Benfica também. Quanto ao resto: sonhos felizes de um clube menor!

Anónimo disse...

Aí está o problema de muitos, O GLORIOSO É O PESADELO DE MUITOS ATRASADOS MENTAIS!

NEM COM ENRRABADELAS A SANGUE FRIO DO CAMPEAO SE CALAM!!

MORRE FDP!!!!!

Anónimo disse...

Olha lá, ó meu anormal, então um professor não sabe que uma referência a um período histórico, ou a uma época em que vigorou determinado regime político, deve ser feita fazendo-se uso de maiúsculas?? Pois, eu sou professor e ensino estas coisas aos meus alunos: "Estado Novo" deve ser escrito deste modo. Agora percebo como me chegam às mãos alunos a tão carenciados. Talvez tenham passado pela tua sala de aulas...

Quanto ao resto... Viva um tal de Artmedia!!