sábado, outubro 07, 2006

EDUCAÇÃO

O anúncio de que, no próximo orçamento, apenas o Ministério do ensino superior e da ciência não sofrerá cortes orçamentais e que, pelo contrário, conhecerá um incremento de 65% cala os detratores e revela uma coisa: Sócrates não está empenhado em governar para as câmaras de TV e para amanhã. Pensa a longo prazo. Usa o expediente da maioria para tomar medidas de fundo. E esta é uma grande novidade desde o 25 Abril.

2 comentários:

Anónimo disse...

Ora nem mais... partilho da mesma opinião e fiquei bastante satisfeito ao ler os headlines de tal anúncio. Não tenho qualquer dúvida, que para um país na situação do nosso, a formação da sociedade, a investigação e o desenvolvimento do conhecimento ciêntifico são as chaves de portas bastante mais promissoras e competitivas...

Guilherme Cortes disse...

Foi uma medida política muito bem conseguida. Mas, no entanto, penso que o investimento de tal tamanho se deveria ampliar ao próprio Ministério da Educação e não ficar apenas pelo ensino superior. Começa-se por um extremo sem se atingir o coração. E o problema não está na formação do ensino superior. Está na formação dos ciclos de ensino do secundário e básico. Será que nunca se irá reconhecer estes como os mais importantes?! Fica no ar a pergunta. Parabéns pela postagem.