sábado, agosto 05, 2006

A BURRICE DE ADRIAANSE

Já o disse aqui, aqui, aqui, e se cito é apenas para não ser acusado de prognósticos depois da desgraça.
Adriaanse nunca esteve à altura do FC Porto. Continua a não estar. E nunca estará.
Genericamente, o mundo moderno ensina-nos que aos 60 anos não se contrata ninguém para começar uma vida vitoriosa. Ora é isso que sucede com o holandês. Chegou ao Porto com o currículo vazio e anda cheio de contente por o ter enchido com um título ganho à custa de Quaresma e da mediocridade dos adversários. E, recordo, com uma única vitória frente aos seus directos rivais.
Sempre que toca a medir forças com iguais, perde, invarivalemnte, por culpa própria. Por más opções e, sobretudo, por muita, muita teimosia. Tanta que raia a burrice (ou que outra qualificação se encontra para a opção de Alan a avançado? Ou a dispensa de Hugo Almeida sem ninguém que o substitua?).
Pior que tudo é que ele continua sem perceber a filosofia do clube que o emprega (o pretenso braço de ferro com Pinto da Costa por Hesselink é bem revelador) e a arrogância que tem (aquele desafio em directo a Ferguson só não foi cómico por se tratar do FC Porto) vai arrastá-lo para o fundo. O problema é que vai levar a equipa com ele, e recontruí-la vai não só custar uma pipa de dinheiro (nada com que alguns administradores da SAD, sempre abertos às comissões de transferências, se importem) e, sobretudo, um ou dois anos sabáticos.

Sem comentários: