sexta-feira, maio 27, 2005

FALÊNCIA

Dura.
Nua.
Crua.
A realidade desmontada por Medina Carreira, em entrevista aos “Negócios da Semana” (Sic) é uma visão assustadora, porém creio que realista, do Portugal que estamos a construir todos os dias.
Pelo primeira vez ouvi, de uma forma clara, alguém atirar-se, com números e, sobretudo, com a experiência, ao desastre que foi o Euro 2004, ao disparate que são os projectos do TGV e da OTA, à fraude em torno da formação profissional, à imperatividade de bulir com a função pública, dispensando os excedentes (meu deus, como tudo ficaria mais limpo) e tratando-os como são tratados os cidadãos normais (leia-se mão funcionários públicos).
Pela primeira vez ouvi alguém, politicamente incorrecto, é certo, dizer que andamos aos tiros aos pés, a desbaratar milhões de fundos de coesão sem aproveitamento real, iludidos com uma realidade consumista que não pode continuar a alimentar.
E, o que foi mais preocupante, foram os dois comentários que deixou no ar:
Um, que as medidas de Sócrates não passam de “aspirinas” e que é o problema de fundo (despesa) que vai ter que ser atacado, sob pena de, daqui a uns anos, termos os IVA ª.. 35%.
O outro de que, por este andar, Portugal estará falido dentro de 10 anos.
Aterrador.

Sem comentários: