segunda-feira, janeiro 03, 2011

FC PORTO

O FC Porto caiu 287 dias depois e, creio, 36 jogos sem perder.
Não seria nada demais, nem mereceria referência, não fosse acontecer como aconteceu.
A verdade é que a equipa vem a cair desde o jogo com o Portimonense (14.11), em casa, que venceu por um falso 2-0 (marcou o segundo para além da hora e por pouco não amargou ter emprestado Ventura, Ivanildo e Candeias aos algarvios). Seguiu-se um empate lisonjeiro com o Sporting (1-1-), o 1-0 com o Setúbal (que falhou um penalti no último minuto) e o mais um falso 3-0 ao Paços de Ferreira, com dois golos marcados já depois da hora. Ontem afundou-se com o Nacional.
Em todos estes jogos o FC Porto realizou exibições a medíocres, revelando uma aflitiva dependência de Hulk e Falcao, revelando contratações desastrosas (Souza, Walter, Maicon, Sereno, Kieszek, Guarín) e persistiu no erro, que Jesualdo tanto repetiu, de não dar oportunidades aos seus jovens (Castro, Ukra) que tantas provas já deram no campeonato ao serviço de outros clubes, como sucedeu com o três já citados Ventura, Ivanildo e Candeias).
Dói ver tanta qualidade portista espalhada e a brilhar em campeonatos depois de terem sido corridos do Dragão. Vieirinha, Paulo Machado, Hugo Almeida, são apenas mais três exemplos entre tantos, tantos outros.
Desconheço as razões das opções, mas tenho por certo que não são tácticas e muito menos livres. Há qualquer coisa que não bate certo nesta sistemática opção por sul-americanos de quinta escolha em detrimento de portugueses com provas dadas.
Por este caminho o FC Porto arrisca-se a ter um Janeiro doloroso.
P.S. Continuo a acreditar em André Villas-Boas do mesmo modo que acreditava antes de ele vir e antes de muitos que agoram o elogiam acreditarem. Mas somente se conseguir trilhar o caminho dele (e não de outros)

Sem comentários: